Mapa colaborativo da moda

27/06/2017

Ressignificando promove encontro entre quem tem sobras de tecidos e quem as utiliza para produzir novas peças

O que fazer com as sobras de tecidos? Como produzir roupas e acessórios a partir do upcycling? A designer Katia Kayser, de Caxias do Sul, propôs uma solução para unir as duas pontas do processo produtivo e estimular a moda sustentável. A ideia nasceu como o aplicativo Ressignificando e conquistou espaço no Lab Inovação na Cadeia da Moda, patrocinado pelo Instituto C&A e a Social Good Brasil. O projeto foi uma das 11 iniciativas apoiadas ao longo de quatro meses.

“O objetivo era conectar quem tem resíduos têxteis que possam ser reaproveitados e quem utiliza essas sobras como matérias-primas para desenvolver seus produtos”, explica Katia. Depois de uma etapa de testes, a inspiração acabou se transformando em um mapa colaborativo em que esses participantes do processo produtivo da moda aparecem. Estão no mapa desde fornecedores de tecido, ateliers de costuras e marcas que trabalham dentro de uma proposta mais sustentável, em um espaço aberto para novas inclusões relacionadas ao tema.  “Agora é preciso que mais pessoas e marcas se cadastrem e usem a ferramenta, fazendo com que as matérias-primas circulem”.  A ideia é que todos que tenham sobras para doar ou vender e quem usa as sobras se cadastrem no mapa, na sua cidade, incluindo seu contato para poderem ser encontrados e promover uma rede sustentável de produção.

Acesse o mapa e cadastre sua empresa ou sua iniciativa: https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=1ks0eUWXoMem2nKs9ZoG__--vE70&ll=-26.83473072199077%2C-50.60518410000003&z=6