Despertar para a mudança

26/05/2017

Projeto oferece oficinas que estimulam novos caminhos para jovens do Bairro Rubem Berta, em Porto Alegre. Neste sábado, Cláudia Campos ensinará a produzir materiais a partir de resíduos de confecções.

Entre retalhos, botões e argolas, assim será a oficina promovida neste sábado, 27 de maio, no Alvo Cultural Centro Humanístico Vida, no Bairro Rubem Berta, em Porto Alegre. A atividade faz parte do Projeto Desperta - Moda para a Mudança, que beneficia cerca de 20 jovens da comunidade.

Esse estímulo para um novo olhar e para a mudança começou em 2015, com um projeto de ensino que contempla áreas criativas, especialmente a moda. “A iniciativa foi criada com o intuito de despertar o pensamento criativo e a sustentabilidade nas comunidades, tendo a moda e a cultura como vetores de mudança”, conta Cariane Weydmann Camargo, professora de moda da Unisinos e uma das fundadoras do Desperta.

O principal objetivo do trabalho desenvolvido é criar conexões entre os participantes do projeto e os voluntários, que são profissionais de áreas criativas que ministram cursos e oficinas. Na primeira etapa, o Desperta promoveu um curso presencial com três módulos. Depois, a partir de 2016, começaram as oficinas mensais sobre moda, beleza, música e comunicação. As atividades trazem novas perspectivas e oportunidades para os jovens e também estimulam a criação de um novo olhar para os que apoiam a iniciativa.

Neste sábado, 27 de maio, será a vez de Cláudia Campos, da marca Clau, especializada em moda sustentável e étnica, andar com os jovens pelos caminhos do reaproveitamento com a utilização de resíduos têxteis descartados de confecções de roupas. A atividade “Entre retalhos, botões e argolas” vai propor a criação de materiais com uma nova função a partir de botões, argolas de cortinas e outros excedentes. A prática promove o despertar para o cuidado com o meio ambiente e também incentiva uma atividade para geração de renda entre os jovens.

Conheça mais sobre o Desperta Moda para a Mudança e participe! https://www.facebook.com/despertamoda/