Confeccionando sonhos

22/05/2017

Cooperativa Amatear, de Esteio (RS), lança sua primeira coleção nesta terça, 23 de maio, às 19h, no Teatro do Sesc, em Canoas.

O Desfile de Lançamento da Coleção Ana Tê marca o início das atividades da cooperativa de mulheres costureiras do Território de Paz de Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Na passarela, modelos desfilarão looks urbanos em peças atemporais e cores neutras. O evento será nesta terça-feira, 23 de maio, a partir das 19h, no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5.340, Centro). Além do desfile, a programação também prevê o Painel Moda e Cooperativismo, com Maior Pereira, do Instituto Villaget, e Neusa Nespolo, da Justa Trama. Haverá também minipalestra sobre sonhos realizados, com Minipalestra "Sonhos Realizados", com Marilene Kostelnaki, Ione Gutierres, da Associação para Projeto, Pesquisa e Ação Ambiental e Social (Abrasinos), além de membros da cooperativa.

A Amatear tem como presidente Isa Cristina de Oliveira Rodrigues e vice-presidente Lisilene da Silva Friedrich. A história da cooperativa começou há quatro anos, com a aprovação do Projeto Confeccionando Sonhos pelo Programa Integração Petrobras Comunidades. A trajetória contou com o suporte da consultoria ambiental e da coordenação pedagógica da Abrasinos e com a capacitação profissional na arte da costura do Senac-RS Canoas, sob a responsabilidade da coordenadora de Projetos da Área de Moda da instituição, Stifani Herpich. O trabalho de criação da cooperativa esteve sob a tutela do Sescoop-RS.

Os apoios deram o suporte para que as participantes do projeto entendessem o seu poder, a sua força transmutadora e levassem para a sua marca própria o arquétipo de Ana Terra, personagem de O Tempo e o Vento de Erico Verissimo, conhecida por sua coragem e força para vencer os desafios. Assim a marca Ana Tê, como Ana Terra, carrega a história de mulheres que foram à luta e, com sua arte e empreendedorismo, conquistaram seu espaço.

A marca própria será comercializada via e-commerce (www.amatear-anate.com.br) e catálogo. Paralelamente, a cooperativa também produzirá peças para outras marcas.