Sustentabilidade para o Design e a Moda

17/05/2017

Curso da Unisinos ensina conceitos de gestão ambiental e práticas sustentáveis. Aulas serão realizadas entre os dias 22 e 26 de maio.

Os caminhos da moda e dos cuidados com o meio ambiente se cruzam e se expressam no curso de extensão Sustentabilidade para o Design e a Moda, promovido pela Unisinos, entre 22 e 26 de maio, na unidade de Porto Alegre.

As aulas serão ministradas pelas professoras Coral Michelin, especializada em Design Estratégico e formada em Gestão Ambiental, e Karine de Mello Freire, doutora em Design pela PUCRS, e professora do Programa de Pós-Graduação em Design da Unisinos. “O curso "Sustentabilidade para o Design e a Moda" faz uma costura desses dois universos: gestão ambiental (pegando a parte mais de sustentabilidade e menos de gestão) e design, com o intuito de construir uma base de conhecimento "ambiental" relevante para os projetistas usarem, quer sejam eles designers de moda, gráfico ou produto”, explica Coral. Para a professora, a motivação é traduzir a bagagem da gestão ambiental para a cultura de projeto, a fim de que os designers possam criar soluções cada vez melhores, sob o viés ambiental – e também social.

Na programação, serão abordados os conceitos mais relevantes para a atuação do designer, como recursos renováveis e não renováveis, logística reversa, cradle to cradle, obsolescência, resgates e vintage, materiais alternativos, cooperativas de produção e cultura DIY.

É uma imersão em conceitos relacionados à sustentabilidade com uma proposta voltada para acadêmicos e profissionais de design, estilistas e criativos em geral, como artesão, arquitetos, urbanistas e pessoas interessadas em construir práticas mais sustentáveis em suas áreas.

Link relacionado: http://www.unisinos.br/cursos-de-extensao/sustentabilidade-para-o-design-e-a-moda-ex122911/25995