Projeto Reinvente na Unisinos

01/11/2018

Exposição, palestra e distribuição de livro são atrações de 5 a 7 de novembro no compus da universidade em Porto Alegre. Evento é promovido pela Quattro Projetos e Lojas Renner

O REINVENTE, iniciativa da Quattro Projetos com patrocínio da Lojas Renner, que reconhece soluções inovadoras e sustentáveis para o varejo de moda, será destaque na próxima semana na Unisinos Porto Alegre (Av. Nilo Peçanha, 1600), entre os dias 5 e 7 de novembro. Durante esse período, uma exposição no Espaço Luis Fernando Verissimo vai exibir projetos que atuam dentro do conceito de economia circular, que é regenerativa e propõe manter constantemente produtos e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor. Os projetos foram premiados recentemente no concurso REINVENTE, que teve a curadoria de Luísa Santiago, líder no Brasil da Ellen MacArthur Foundation – organização pioneira na missão de acelerar a transição para uma economia circular no mundo.

 

O projeto REINVENTE também será tema de uma rodada de palestras aberta ao público geral, no dia 6 de novembro, a partir das 19 horas, na Torre Educacional da Unisinos. O jornalista Ricardo Bueno, autor do livro REINVENTE: ARTE, MODA E SUSTENTABILIDADE PARA UM MUNDO MELHOR, falará sobre a construção da obra, que será distribuída gratuitamente no local. O livro faz um apanhado sobre a história da moda no Brasil, introduz dados e conceitos relativos à busca de modelos sustentáveis no setor e apresenta os projetos agraciados pelo concurso REINVENTE em quatro categorias: produção, varejo, pós-consumo e matéria-prima. Informações mais detalhadas e inscrições estão disponíveis no link: www.projetoreinvente.com.br.

 

Na sequência, no mesmo local, dia 6, ocorrerá a palestra da designer Laura Goldstein, que apresentará a iniciativa  Ecossistema da Moda Sustentável, formada por um conjunto de pesquisadores, empreendedores, coletivos e marcas, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de um ecossistema criativo voltado à produção e ao consumo de moda sustentável no Rio Grande do Sul. 

 

Projeto REINVENTE

 

O projeto REINVENTE é uma realização da Quattro Projetos e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet, com o patrocínio da Lojas Renner. Na exposição que poderá ser conferida no Espaço Luis Fernando Verissimo, os visitantes irão conferir as informações sobre o projeto e encontrarão painéis com os cases dos três primeiros colocados em cada categoria, mostrando suas trajetórias inspiradoras.

 

Na categoria produção, a grande ganhadora foi Roberta Negrini, com o case Joaquina Brasil: moda com impacto socioambiental positivo. Já em varejo, venceu Fernanda da Costa Silva, com o projeto Loja-Modelo: estudo de logística e sustentabilidade para loja de roupas. Na categoria pós-consumo, Caroline Camargo Régio e Lorena Mayra Schluga foram as premiadas, apresentando o case A implantação da economia circular através da Use – Clothes for Us. Finalmente, em matéria-prima, Renan Serrano e Fabricio Tardim levaram o primeiro lugar com o Redesfibra.com. Ao todo, foram inscritos 352 projetos de estudantes e profissionais de todo o país. Cada vencedor recebeu um cheque de R$ 25 mil, acompanhado de certificado e troféu.

Agende-se:

 

Data: 5 a 7 de novembro

Horário: 8h às 22h

Exposição Reinvente – Arte Moda e Sustentabilidade para um Mundo Melhor

Local: Unisinos Porto Alegre – Espaço Luis Fernando Verissimo

Entrada Franca

 

Data: 6 de novembro

Horário: 19h
Palestras: Projeto Reinvente e Ecossistema da Moda Sustentável

Local: Unisinos Porto Alegre – Torre Educacional (Sala 807)

Entrada Franca

*Será fornecido certificado de participação e distribuído gratuitamente o Livro Reinvente – Arte, Moda e Sustentabilidade para um Mundo Melhor
Inscrições:
www.projetoreinvente.com.br

 

 

 

 

 

Link relacionado: www.projetoreinvente.com.br