A arte vestível de Rosane Morais

07/06/2018

Tecidos se transformam em arte sob as mãos da artista em uma apresentação no sábado, 9 de junho, a partir das 14h30, na Galeria Duque

Já pensou em vestir uma obra de arte? A artista plástica Rosane Morais transforma tecidos em arte vestível e o resultado dessas criações será apresentado no sábado, 9 de junho, às 14h30, na Galeria Duque, na Rua Duque de Caxias, 649, no Centro Histórico.

Rosane Morais já levou suas criações para galerias de várias partes do Brasil e do exterior. Ao se depararem com a beleza e a originalidade das peças, as pessoas se interessaram em vesti-las. Assim, a obra artística e as vestes estarão no mesmo espaço. A apresentação será no andar também ocupado pela exposição À Flor da Pele, onde a artista plástica apresenta parte de seu acervo com painéis e envelopes que emolduram o corpo.

Em Arte Vestível no Tapete 2, as composições serão mostradas por Letícia Kleemann e Camila Morais Wudich e por pessoas que já vestem as criações de Rosane, como a educadora Esther Grossi. “Ela não repete, surpreende a cada produção em sua arte vestível e, com que cuidado, mais que amoroso, ela envolve as pessoas, com mais uma pele sem costura que são suas roupas”, resume Esther, que coleciona as criações de Rosane.

As peças se inserem na fase Envelope do Corpo, em que a artista materializa sua produção em tecido, trama, teia. “O tecido é a segunda pele, que abraça, protege, envolve. Assim como o esqueleto é o cabide do corpo carnal, nós somos os cabides das nossas escolhas, tramas, fios e linhas”, compara a artista. "As peças não têm costura, porque a pele também não tem", explica Rosane. A proposta é construir sua obra com dobras, cortes e seguranças. O cetim é eleito como símbolo de vários momentos da vida, do nascimento à morte. Também aparecem o tule e as flores em estruturas que mostram a arte como parte do corpo.

Ao se transformarem em vestes, as criações da artista ganham múltiplas construções e interpretações. Além do cetim, fazem parte do repertório de Rosane tecidos mais estruturados como brocado, gobelin e jacquard, com diferentes estampas na frente e no verso. As roupas se multiplicam e podem ser usadas do lado principal ou do avesso, de trás para a frente e finalizadas no uso. “As seguranças, alfinetes ou botões podem ser colocados no lugar que a pessoa achar mais adequado, construindo uma peça única, do seu jeito”, observa.

No processo de criação de Rosane não há sobras. Tudo é aproveitado. O que resta dos vestidos pode virar um cinto, uma echarpe, um botão de tecido, um colar, um chapéu, um brinco. São peças que podem ser intercambiadas entre si ou usadas individualmente. A arte está manifesta na expressão única dada às criações e na assinatura da artista/estilista que está na barra de cada envelope. Além das várias composições que serão mostradas na Galeria Duque, Rosane se impôs um desafio. “Estou preparando um vestido de noiva totalmente sem costura para apresentar no evento”, revela.

Sobre a artista:

Rosane Morais nasceu em Porto Alegre, RS, Brasil (1956). O desenho sempre fez parte de sua vida. Em 1976, participou do Salão Jovens Artistas. No início da década de 80, ingressou no Atelier Livre de POA e participou de várias oficinas. Para desenvolver seu trabalho, estudou desenho, escultura, pintura e História da Arte. Desde 2005, desenvolve um trabalho que envolve marcas do corpo na pele, “Pele Envelope do corpo”, que evoluiu para Arte Vestível. Rosane tem em seu currículo diversas exposições em galerias e museus de Porto Alegre (MARGS, MACRS), São Paulo, Brasília; além de Punta Del Este e Maldonado, no Uruguai. Também já atuou em duas gestões do Conselho Municipal de Cultura e atualmente faz parte da diretoria da Associação Rio Grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa.

 

Agenda

Arte Vestível no Tapete 2

Local: Galeria Duque

Rua Duque de Caxias, 649

Data: Sábado, 9 de junho de 2018

Horário: 14h30 às 17h

 

Link relacionado: https://www.facebook.com/events/170794220267164/?notif_t=plan_user_associated¬if_id=1528398168994110