Banco de Tecido em Porto Alegre

21/02/2018

Iniciativa sustentável que promove o aproveitamento de sobras de tecidos vai ganhar loja pop-up no Vila Flores.

Um banco em que você deposita e resgata tecidos. Essa é a iniciativa da figurinista Lu Bueno, que vai inaugurar sua primeira loja em Porto Alegre. O Banco de Tecido foi lançado em 2015, em São Paulo, e a ideia partiu da necessidade de direcionar 500 quilos de tecidos acumulados pela profissional ao longo do tempo. O negócio inovador nasceu com a proposta de estimular a troca de sobras de tecidos e acabou se tornando um empreendimento social, presente em duas unidades em São Paulo, uma em Curitiba e outra em Florianópolis. É a primeira vez que a iniciativa chega a Porto Alegre, com a Loja Pop-Up POA do Banco de Tecido, no Vila Flores. A abertura oficial será nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, das 16h às 20h, na Rua São Carlos, 765, no Bairro Floresta.

A ideia do Banco é simples: fechar o ciclo entre quem precisa de pequenas metragens de tecidos e quem tem esses cortes sobrando e não vai mais utilizá-los. Basta ir até a loja e depositar o tecido disponível para virar correntista. Se você deposita 100 quilos, por exemplo, deixa 30 como comissão e fica com 70 de crédito. Todo tecido é computado por peso. Caso você não tenha nenhuma sobra para deixar lá é só passar e escolher aquele retalho que faltava para sua peça especial. Não é preciso ser correntista para fazer compras.  É possível adquirir tecido, por peso, a um preço justo.

O projeto começou a nascer no Rio Grande do Sul a partir da participação da Lu Bueno no M.A.R – Moda.Arte.Revolução em novembro passado. Durante a palestra, algumas pessoas se interessarem em trazer a iniciativa para a capital gaúcha e Lu Alves, da Little Machine, e Marina Anderle Giongo, pesquisadora de moda e fundadora do Clube de Costura Livre, que vai abrir o espaço para receber os tecidos, se uniram para transformar a ideia em realidade.

Para se estabelecer em Porto Alegre, o Banco de Tecido contou com apoio de várias pessoas presentes naquele primeiro encontro e marcas que fazem a moda sustentável circular como a Insecta Shoes, a Colibrii, o Brick de Desapegos, a Dona Pambila, a Use Campana e a Daniela Farias. Junte-se também a esse grupo, conheça e apoie a iniciativa.