Contextura no Global Fashion Agenda 2020

23/12/2017

Empresa gaúcha é a única brasileira entre 60 grifes mundiais a assumir o compromisso de implantar um sistema de moda circular. Saiba como também fazer parte.

A moda sustentável produzida no Brasil está fazendo bonito no mundo. Neste ano, a Copenhagen Fashion Summit 2017 definiu o Global Fashion Agenda – 2020 Circular Fashion System Commitmet e convocou marcas de moda e varejistas de vários lugares do planeta a assinar um compromisso para acelerar a transição para um sistema de moda circular.

O Atelier Contextura, de Porto Alegre, criado pelas designers Evelise Anicet Rutschilling e Anne Anicet, que promovem a moda consciente no Estado, é a única empresa brasileira a fazer parte desse grupo, que tem 60 grifes mundiais com nomes Adidas, Guess, Hugo Boss, Lacoste e Tommy Hilfiger. Entre os princípios já praticados pela Contextura estão o slow fashion e a inclusão de processos artísticos e de reaproveitamento de materiais para compor peças originais e atemporais.

Os signatários comprometem-se a estabelecer metas em um ou mais dos quatro pontos de ação eleitos para 2020 e reportar anualmente esse progresso. A Global Fashion Agenda apoiará as marcas na implementação do compromisso a partir do compartilhamento de informações, do envolvimento de políticas e da facilitação do alinhamento da indústria.

A Contextura abraçou os 4 compromissos para colocar em prática e intensificar nos próximos anos. Confira quais são:

PONTO DE AÇÃO 1 - IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE DESENHO PARA CICLABILIDADE  

Até 2020, os princípios de design circular estão incluídos em todos os resumos de design Contextura.

PONTO DE AÇÃO 2 - AUMENTANDO O VOLUME DE ROUPAS USADAS COLETADAS

Até 2020, um esquema de coleta de roupas será implementado em todas as nossas lojas e oferecido a todos os nossos clientes on-line.

PONTO DE AÇÃO 3 - AUMENTANDO O VOLUME DE REVESTIMENTO USADO 

Em 2020, aumentaremos a revenda de roupas usadas em 10% através do encaminhamento das roupas coletadas do nosso esquema de coleta de roupas para lojas de segunda mão.

PONTO DE AÇÃO 4 - AUMENTAR O USO DE FIBRAS TEXTILES RECICLADAS

Até 2020, aumentaremos o uso de fibras têxteis reciclado pós-consumo em nossa coleção em 10%.

Sua marca também pode fazer parte dessa iniciativa. O prazo para assinar o compromisso da Global Fashion Agenda vai até o dia 31 de dezembro. Informe-se e se integre a esse movimento mundial: http://www.globalfashionagenda.com/2020-commitment-letter/.