Brick 6 anos

06/12/2017

Brick de Desapegos lança marca própria e promove evento gratuito repleto de atrações neste domingo, 10 de dezembro, no Ocidente e na Rua João Telles

“A roupa mais sustentável é aquela que já existe”. A frase da empreendedora Mari Pelli, do projeto Roupa Livre, resume bem a motivação do Brick de Desapegos. Antes mesmo da expressão ‘moda sustentável’ ganhar força, a gaúcha Natália Guasso já reunia brechós e pessoas interessadas em desapegar suas peças em uma feirinha no Bar Ocidente. Depois de 6 anos, a feira cresceu, está conquistando o Estado, com edições no interior, e prepara o lançamento de uma marca própria, a Desapega, no especial de 6 anos do Brick de Desapegos. O evento será realizado no domingo, 10 de dezembro, das 12h às 21h, no Ocidente (Rua João Telles, esquina com a Osvaldo Aranha), em Porto Alegre. A entrada é franca.

“Nesse período, conseguimos desmitificar a ideia de que brechó é lugar de roupa velha. Agora, as pessoas buscam o Brick interessadas em garimpar, em encontrar relíquias vintage e também roupas modernas, com uma proposta mais econômica e sustentável”, observa Natália. Além disso, o encontro acompanhou a evolução da moda autoral e abriu espaço para marcas locais, valorizando o slow fashion e a produção justa.

Agora o Brick de Desapegos vai virar marca. A grife Desapega estreia uma loja itinerante nas edições do evento, com espaço para comercializar artigos próprios que promovem os brechós e as marcas locais. Em parceria com a Colibrii, foram desenvolvidas ecobags e pochetes, utilizando reaproveitamento de tecidos. Também foram criadas camisetas com as estampas “Brick de Desapegos” e “Brechó, eu uso!”, produzidas com malha feita de garrafa PET, para que as pessoas possam assumir sua paixão pelos brechós.

O estudo mais recente, elaborado pelo SEBRAE, indica que o setor está em franca expansão.  Em 2015, mais de 13,2 mil negócios comercializavam roupas usadas no Brasil. A crise, a maior conscientização da população sobre a sustentabilidade e os serviços on-line impulsionaram ainda mais esse tipo de comércio, que na época do levantamento já movimentava mais de R$ 5 milhões por ano em todo País. “As pessoas não estão apenas interessadas em comprar roupas e acessórios dessa forma, mas também em vender o que não usam mais e isso faz a moda circular”, destaca Natália.

Nessa edição especial de 6 anos do Brick de Desapegos, 50 marcas de brechós, autorais e pessoas que querem desapegar estarão expondo no Ocidente. O evento também terá customização de camisetas do Brick com a Ceú Handmade, marca de Celina Spolaor, que está conquistando o Brasil com suas jaquetas jeans customizadas. Outra atração é o Banco de Tecido, uma iniciativa criada em São Paulo e que chega a Porto Alegre com a proposta de promover o reaproveitamento, a troca e a venda de retalhos e tecidos não utilizados. Quem quiser também poderá aproveitar e cortar o cabelo com a Maria Cabeleira e fazer design de sobrancelhas com a Carla Camaleontti.

A festa do Brick de Desapegos também terá espaço para gastronomia e boa música, com as comidinhas da Boló Culinária Afetiva e da Três Marias Doces e Salgados, além de cerveja artesanal da Peregrina Cervejaria e da LeChaiim. A trilha sonora fica por conta de vozes femininas, com shows da cantora e compositora Alice Kranen, às 19h, em um repertório de músicas próprias e de compositores nacionais; e às 20h, é a vez Nina Rouge, com releituras de grandes nomes como Nina Simone, Lauryn Hill, Elis Regina e Amy Winehouse.

Quem quiser conhecer mais a iniciativa ou expor, pode solicitar informações diretamente pelo email brickdedesapegos10@gmail.com.

Confira a agenda e alguns das principais marcas desta edição:

Brick de Desapegos
10 de dezembro
12 às 21h
Ocidente - Rua João Telles – Esquina Osvaldo Aranha
50 expositores
Entrada Franca

Bendito Achado
Benedita & Serafina Brechó
Brechic
Brechó Santo Luxo
Brechó Vintage D’Amore
Chamaquitas
Conexão 51 – Moda Vintage & Atemporal
Constantine Brechó
Memorabilia Brechó
Sacode a Poeira
Tienda Brechó & Outlet
Traça Baú Brechó